terça-feira, 23 de agosto de 2011

Os Três Pilares do Judaísmo Hispano-Português


 
qynflp zarb tsnk`tyb - Sinagoga Braz Palatnik
Mantida pelo Centro Israelita do Rio Grande do Norte - CIRN, 
Filiado   à   Confederação   Israelita    do   Brasil     CONIB.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
 
j´´sct zwmt a´´y, |yzrb - nr/lfn
Natal/RN - Brasil, 11 de Tammuz de 5.768.
Natal/RN, 15 de julho de 2008.


hydydy lawnmu }b hyd-ba }b }njwy br
Rabino João Fernandes Dias de Medeiros

Falamos do Judaísmo que já estava presente na Península Ibérica desde as incursões conjuntas dos navegadores judeus do Rei Salomão e dos Libaneses do Rei Hiram, de Tiro, e daí até aos dias de hoje aqui no Brasil.
 
    Esse Judaísmo tem, claramente, três componentes ou três fatores formadores, como se fossem três pilares a lhe formar a estrutura.

O Primeiro Pilar

    É o pilar da família. O Judaísmo nasceu com Avraham Avinu e Ima Sara, seu filho Yitzhak e nora Rivka, seu neto Yaaqov e as noras-netas Rachel e Leah. Patriarcas e Matriarcas divinamente conduzidos e inspirados, como podemos conferir pela leitura de tycarb (BeReESHYT:), o Gênesis.

    Nosso Patriarca gerou oito filhos de três mulheres diferentes, mas a Promessa Divina foi dada à progênese de nossa Matriarca:

    ...”Sara é seu nome. E a abençoarei, e também darei um filho dela para ti; e a abençoarei e virá a ser nações; reis de povos dela procederão”. (BeReESHYT: 17:15-16).

    Judá, filho de Jacob, era quarta geração a contar de “AVRaHaMe AVYNU.” e “IMaH S:aRaH”, mas seus filhos Er e Onan que gerou com uma mulher canaanita, não tiveram posteridade israelita. Na enumeração das descendências dos Filhos de Israel, em BaMiDBaR 26:19-22, a descendência de Judá é contada por seus outros filhos, que ele gerou com esposa pertencente à Aliança, B’RYT:.

    Quando o Sumo Sacerdote Aarão morreu, toda a “Casa de Israel” o pranteou. Será a “Casa de Israel” (BaMiDBaR 20:29) o mesmo que os “Filhos de Israel”?
   
    Não!

    Os Filhos de Israel têm uma relação de família, de descendência, especialmente descendência materna, matrilinear.
   
    MoSHeH vai explicar bem direitinho o que é “toda a Casa de Israel” e que são “Os Filhos de Israel”:

    “Todos vós estais hoje presentes diante do Eterno Vosso D’us: Os cabeças de vossas tribos, vossos anciãos, vossos oficiais, todo homem de Israel, vossas crianças, vossas mulheres e o peregrino que está no meio de teus acampamentos – desde o rachador de tua lenha até o tirador de tua água – para que entres na Aliança do Eterno... e no Seu Juramento... para que te confirme para Si por Povo e seja para ti por D’us,... como jurou a teus pais Avraham, Yitzhak e Yaaqov.” (D’VaRYMe 29:9-12).

    Aí está a Família Patriarcal dos “Filhos de Israel” e aí está “Toda a Casa de Israel” incluindo “O peregrino que está no meio de teus acampamentos”, o Povo todo.

    Peregrino, aderente, prosélito, converso são traduções de “GUeR”, que é aquele que “GaR”, que mora no mesmo espaço, que convive. Embora sejam os prosélitos acolhidos e amados, os textos sempre deixam bem claro que eles não são parte da Família, como são os “Filhos de Israel: Mesmo diante do Mandamento de amar o peregrino – D’VaRYMe 10:19 – fica implícito que ele não é “parente”, mas é “aderente”.

O Segundo Pilar

    Na estrutura de nosso Povo é a Terra Prometida.   

    “E o Eterno disse a AVRaHaMe... “Alça agora teus olhos e olha... para o Norte e para o Sul, Oriente e Ocidente, porque toda a terra que tu vês, a ti darei e à tua descendência para sempre... “Levanta-te, passeia pela terra, por seu comprimento e por sua largura, pois a darei a ti”. (BeReESHYT:, 13:14-17).

    É um dos vários textos aonde o Eterno promete que a antiga Terra de Canaan se tornaria a Terra de Israel, larcy {ra (EReTZ YiSRAeL).
    
    Não obstante nossa desobediência e falta de conformidade com a Vontade Divina, Ele tem cumprido Sua Promessa. Há mais de 33 séculos nosso Povo fez a primeira conquista dessa Terra, sob a liderança de Josué. Há 3.000 anos, 30 séculos, David tomou Jerusalém dos Jebuseus, fato recentemente comemorado. “Os 3.000 anos da Jerusalém Davídica”.

    Nessa Terra se desenvolveram os dois períodos de Monarquia. O Reino de David e Salomão e o Reino dos Macabeus. Em ambos os períodos brilharam, os 1.º e 2.º Templos, como “uma das sete maravilhas do Mundo Antigo”.

    E agora a pujante realidade do novo Estado de Israel, comemorando 60 Anos neste 2008. A Terra Prometida.



O Terceiro Pilar
    
    É o ordenamento Legal e Jurídico do Povo, consubstanciado na Torah e no Talmude. A Jurisprudência de interpretação forma a “HaLaKHaH” - hklh.

    Depois da chamada Emancipação e do advento dos estados modernos, democráticos, a “HaLaKHaH” tornou-se apenas Lei Religiosa. Mas até então ela era uma Legislação completa, inclusive Legislação Civil e Judicial para as Comunidades.

    Em Portugal vigoraram até 1496 os três ramos de Legislação e Justiça. O regime cristão para os Cristãos. O Regime islâmico, para os Mouros, segundo a Lei Islâmica. E o regime judaico para os Judeus, segundo a Lei Judaica.

    A Literatura Jurídica fala em Direito Mosaico e em Código Deuteronômico. Foi marcante a influência exercida sobre os outros povos.

------------------ x ------------------- x ------------------ x ------------------ x ------------------

    São três pilares muito peculiares: A Família Patriarcal se estendendo e sendo continuada por quase 40 séculos; a Terra Prometida, conquistada, habitada e berço de Civilização, a Civilização Hebraica; e uma ordenação Legal e Jurídica notável.

    Dá para verificar que o Judaísmo não é apenas uma religião. Podemos comparar um judeu francês e um judeu russo. Os dois, vivendo em países diferentes, têm, no entanto, a clara ligação com a Família Patriarcal, a Terra Ancestral e a “HaLaKHaH”.

    Comparemos, agora, um católico francês e um católico russo. Eles só têm em comum seus dogmas religiosos.

    O judaísmo, aliás, nem dogmas tém.

    Sem dúvida que nós não somos apenas uma religião. Somos um Povo, uma Cultura Histórica, uma Etnia, a Civilização Hebraica.

    Essa Civilização veio de Espanha e Portugal para cá, o Brasil. Tenha vindo diretamente ou através de Amsterdan, no Período Holandês.

    Muitos, que estavam presentes na população, como descendentes daqueles que foram cristianizados à força, já retornaram a seu Povo. E muitos ainda retornarão, certamente. Um retorno pleno, pelo reaprendizado da Cultura e da Religião.


! }ma ,tma \kyhla hwhy

“HaSHeM ELoHeYKHeM EMeT”. AMéN!
“O Eterno, Vosso D’us é Verdadeiro”. Amén!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Total de visualizações de página

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.